A Natureza

.
A Natureza deve ser considerada como um todo, integrando toda a sua biogeodiversidade.
É através desta união harmoniosa donde a força e a energia são emanadas e que permitem compor a mais bela sinfonia universal.
Todas as criaturas deveriam estar presentes e acompanhar de forma equilibrada a sua evolução e progresso.
O homem como ser mais inteligente, deverá reflectir em seus actos para sua protecção, preservação e conservação.
Ana Paula Oliveira

Década da BioDiversidade - 2011 / 2020 - Vivendo em harmonia com a natureza

A Natureza D´ Alma

“É no cérebro que a papoila se revela vermelha, que a maçã se torna aromática, que a cotovia canta.” Óscar Wilde

 
Não existe maior princípio e privilégio para o Ser que o da evolução. E a evolução implica vida e mudança. Mudança implícita sobretudo numa abertura para a vida, e para as nossas escolhas.


A evolução é pois um facto inconteste!
A explicação de todos os fenómenos e entre eles
 os espirituais são encontrados na natureza!
Todos somos dotados de poder adquirir essa liberdade em escolher – o nosso livre arbítrio! E ser livre é ter uma relação de amor para com própria vida e com a natureza! Entender esse princípio vital e inteligente incluído em tudo que nos rodeia!


Desde os minerais essenciais a esse princípio de vida, como exemplo a agua, os vegetais, os animais até nós, as criaturas mais inteligentes na escala evolutiva. A evolução é pois um facto inconteste! A explicação de todos os fenómenos e entre eles os espirituais são encontrados na natureza!
 
A natureza é a fonte de exemplos e fornece toda a essência que o homem busca e procura e é nela que ele se integra como um todo e só sobreviverá de forma cooperante e em colaboração harmoniosa com ela. Todos fazemos parte da teia da vida!
 
Assim, quando nos é permitido entrar neste mundo terreno, e por escolha própria, encarnando em um corpo físico, nós somos uma alma, somos principalmente uma alma!
 
Sintetizando, formamos um composto de força e matéria ou alma e corpo físico. E apresentamo-nos com essa força vital ou energia (alma), capaz de realizar experiências, que nos levem a ser cada vez mais elevados ou evoluídos, desde que nossas ações não resultem do mau uso do livre arbítrio.
 
Este é o principal objetivo da vida: a evolução, e a mais significativa, aquela que nos faz avançar efetivamente é a espiritual, pois a outra, a material, existe como suporte para o desenvolvimento desta. É através da evolução espiritual que desenvolvemos os atributos que envolvem a nobreza de caráter e quando estes atributos são adquiridos jamais se perdem, porque foram conquistados!
 
Quando dizemos que a alma é eterna, não o dizemos por acaso, ela é realmente eterna porque o acervo espiritual adquirido não é perdido e pode ser acedido em qualquer altura, na presente encarnação ou numa futura encarnação, em que este precise de o ministrar. E quando falo em acervo espiritual englobo também os atributos intelectuais, contudo existem diferenças entre intelectualidade e espiritualidade e estas têm evoluções que não se encontram ao mesmo nível embora caminhem em paralelo.
 
A alma ou espirito pode desenvolver mais a intelectualidade que a espiritualidade ou vice-versa, mas são sempre ajustes que esta precisa fazer no mundo terreno. Nada é por acaso! No entanto, todos estes atributos e experiências se encontram alojados e armazenados na mente, sob a forma de memórias.
 
A mente é o como um reservatório de informação e conhecimento. Isto tudo para poder entender, porque as crianças nos surpreendem quando menos esperamos e também invocar para a suas potencialidades armazenadas no seu arquivo mental, e que têm um íntimo relacionamento com a alma.
 
Cada criança e futuro adulto, é fruto de várias encarnações e traz consigo todo o arsenal que lhe foi permitido alcançar em conhecimento, experiências e vivencias e que não se perderam, correspondendo ao seu acervo espiritual e intelectual.
 
"A evolução é uma exigência da vida, e podemos constatar que as crianças têm mais facilidade em aceder a conceitos que outrora seriam difíceis de lhes apresentar ou implementar, isto porque ao longo das existências corporais, a alma vai acumulando acervo."
 
A alma (corpo mental) não perde informação, mesmo se houver conflitos psíquicos ou lesões cerebrais, a informação fica retida e armazenada no reservatório físico e mental, que através de novas reencarnações, ou na presente, é capaz de transformar essas experiências negativas em positivas, fazendo a sua reedição com as novas experiências, renovação, e sanando esses conflitos ao clarificar a sua consciência.
 
A trajetória espiritual é ascendente e evolutiva, o espirito ou alma vai conquistando o seu acervo, vai evoluindo cada vez mais o que lhe permite alcançar em primazia a sua evolução espiritual ou de carácter. As diferenças de carácter entre as crianças são diversas, umas são mais rebeldes, outras não tanto, umas facilmente aprendem e compreendem, outras têm mais dificuldades.
 
Mesmo o facto social e económico que as envolve tem explicação espiritual para que a sua essência espiritual possa adquirir a evolução que a alma necessita e desenvolver o seu caracter, precisa vivenciar experiências não muito felizes, mas reformadoras de personalidade. Porque o mais importante é a alma, ou espirito e a sua conquista, o seu SER, a sua verdadeira essência, a sua evolução espiritual.
 
O nosso maravilhamento pela vida aumenta perante intrincados mecanismos emocionais que tornam tal magia possível. A emoção e o sentimento correspondem à tradução que os humanos têm descrito desde há milénios como a alma ou espirito humano.
 
A alma respira através do corpo e o corpo é apenas um instrumento de aferição das vivências. Contudo se os seus ambientes externos forem incentivadores e motivadores permitirão o despertar desse maravilhamento pela vida, a forma de correção e a alavanca para ativar características que anteriormente vivenciaram e estavam como que adormecidas.
 
A essas características chamo os acervos que conquistaram em experiencias presentes ou em passado recente ou longínquo. E são estas características que devemos estimular através da educação.
 
Entre elas estão o respeito, o amor, a dedicação, o cuidado, a responsabilidade, o valor, a gratidão, a humildade, a graciosidade, a tolerância, a alegria, o sentimento de paz e união, a partilha, a justiça, o direito,… atributos partilhados e presentes em quase todas as teorias éticas ou mais vincadas numas do que noutras, mas de uma forma geral contribuem para engrandecer, aprimorar e refinar no entendimento do espirito sobre a grandeza da própria origem da vida, e da reverência e beleza que ela toma quando nos inserimos como elementos da natureza.
 
Estes ensinamentos deveriam estar presentes desde muito cedo para interiorizarmos de forma que esta estética de dentro que corresponde a ética possa contribuir para tornar os seres iniciadores de uma vida livres e conscientes, com a visão integradora da sua dimensão no mundo, e numa harmoniosa relação com eles próprios, com os outros seres e com a natureza.
 
A educação e principalmente a educação focada no ambiente permitem alicerçar e criar os laços para contribuir para o desenvolvimento individual dos seres mas também para as sociedades, permitindo que esta se faça e de forma sustentável, incentivando a integrar os tês pilares: o meio social, a economia e o ambiente. Conceitos, que poderiam desde cedo estar inseridos na vida prática, familiar e escolar das crianças e adolescentes, contribuindo para a tão desejada e promovedora evolução espiritual, única finalidade de todo o ser vivente!
Aprimoramento da Alma!
 
A Natureza D'alma 
Ana Paula Oliveira

1 comentário: